"Este Blog foi criado para os amantes de motos: Custom, Chopper, Touring e do bom Rock ......"

"Esta secção destina-se à publicação de contribuições de varios autores, sob a forma de artigos mais completos e reflexivos sobre determinados temas"

domingo, 18 de julho de 2010

MOTO BOBBER


As "BOBBER" são motos das decadas de 20 e 30. São caracterizadas por serem bem rústicas pois as primeiras motos desse estilo "rabo duro" (sem amortecedor traseiro), o centro de gravidade é bem baixo, seu tom de pintura bem peculiar, eram utilizadas até 14 camadas de tinta (a moto ficava com o tom de cor parecido com o de panelas esmaltadas).


Consideradas como as antecessoras da moto "custom", as suas origens remontam ao pós-guerra, quando os soldados voltaram para casa e começaram a procurar aproximar as suas motos tipicamene americanas ao estilo europeu, que produzia motos mais leves, de ciclistica mais ágil e com um aspecto mais ligeiro, melhorando assim a sua performance.


A sua principal caracteristica é a tendência minimalística, marcada frequentemente pela ausência do paralama dianteiro ou quando existe, de tamanho muito reduzido, padrão esse que se repete no paralama traseiro.


O banco do piloto é normalmente um selim e o bando do garupa, quando existe, resume-se a uma diminuta almofada.


O ângulo do caster (inclinação do garfo dianteiro) é grande e a suspensão dianteira é de tamanho convencional, sendo que a traseira por vezes inexiste, seguindo o conceito "Hard Tail" (rabo duro).
.
As pedaleiras do piloto e respectivos comandos podem estar posicionados convencionalmnte ou quando avançados à frente.

Uma "BOBBER" só fará seu nome a valer as origens se tiver tido sua estrutura modificada.

3 comentários:

  1. Bom dia.Tenho uma dúvida quanto ao selim usado nas bobbers em relação ao usual de espuma da harley xl883. O selim de couro com molas é mais macio que o bando tradicional de espuma, mais confortável? Rodrigo

    ResponderExcluir