IIHS - Insurance Institute for Highway Safety, um centro de estudos bancado pelas seguradoras dos Estados Unidos, divulgou um estudo sobre a adoção de freios ABS em motocicletas reduz as chances de acidentes.
As conclusões apontaram que motocicletas equipadas com sistemas de freios antiblocantes tinham índice e participação em acidentes de apenas 37%. Uma outra análise realizada pela HLDI - HIGHWAY LOSS DATA INSTITUTE, também aponta que tais motocicletas sofrem 22% a menos de danos nos casos de sinistros.
Tais números vem apenas corroborar algo já largamente experimentado nos carros: a eficácia do sistema ABS e sua importância para uma condução mais segura em qualquer circunstância. Mas um outro dado apontado pela pesquisa do IIHS chamou a atenção dos pesquisadores. É que, segundo ele, a frequência de acidentes envolvendo menores de 21 anos era 10% maior nos estados norte-americanos onde a realização de um curso de pilotagem era obrigatório, do que naqueles onde tal exigência não ocorria. Independentemente disso, continuamos a defender que a realização de um curso de pilotagem e o uso de todos os equipamentos de segurança são o melhor caminho para uma pilotagem segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário