"Este Blog foi criado para os amantes de motos: Custom, Chopper, Touring e do bom Rock ......"

"Esta secção destina-se à publicação de contribuições de varios autores, sob a forma de artigos mais completos e reflexivos sobre determinados temas"

quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band” dos Beatles comemora 45 anos

 

 

Em 1º de junho de 1967, o mundo se viu diante de um clássico que jamais vai ser esquecido. Para muitos, ele é considerado o melhor disco de todos os tempos. “Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band” representa um marco na história da música.

A estética do álbum, como um todo, já impressiona, a começar pelo nome. A ideia surgiu a partir da disputa entre Paul McCartney e John Lennon pela liderança do quarteto. Daí veio a iniciativa de mostrar os Beatles com uma nova identidade.

 

 

Na fotografia, os quatro Beatles aparecem vestidos de sargentos diante de várias celebridades. A existência de uma linguagem subliminar na figura é, até hoje, discutida. A mensagem oculta seria a morte de Paul. Todos estariam no funeral do músico. Um dos arranjos de flores tem a forma de um baixo, aquele que Paul tocava. E ele é virado para a direita, já que o músico é canhoto. Acima da cabeça de Paul, uma mão abençoa o beatle supostamente morto. Nas flores em vermelho, podemos ler também a frase "be at Leso", que em português significa "fique em Leso", a ilha onde Paul teria sido enterrado.

Essa nova identidade que eles tanto buscavam viria, principalmente, pela sonorização. No estúdio, foram testados até posicionamentos diferentes de microfones para captar o áudio com efeitos revolucionários para a época.

 

 

Paul McCartney e John Lennon compuseram 11 das 12 faixas do disco. Aquela que dá nome ao álbum se repete no lado A e B, formando 13 no total. Várias delas têm letras que remetem às drogas, o que causou a proibição em alguns veículos de comunicação. Uma das mais polêmicas é “Lucy in the sky with diammonds”. As iniciais são como um código para LSD.

 

 

Fundamental para a história do rock, as músicas de Sargent Peppers são influência até hoje para os novos artistas. Bandas fazem versões que misturam o clássico com ritmos atuais. É impossível não reconhecer o legado que a obra dos Beatles deixou para os amantes da boa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário