"Este Blog foi criado para os amantes de motos: Custom, Chopper, Touring e do bom Rock ......"

"Esta secção destina-se à publicação de contribuições de varios autores, sob a forma de artigos mais completos e reflexivos sobre determinados temas"

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CAPA DO 1o. LP LED ZEPPELIN - O REGISTRO DE UMA TRAGÉDIA


Talvez muitas pessoas olhem para a capa do primeiro album do LED ZEPPELIN e não saibam que ela é o registro de um desastre que realmente aconteceu.

Em 6 de maio de 1937, o LZ 129 Hindenburg, que havia saído de Frankfurt, na Alemanha, se preparava para aterrissar na Estação Aérea-Naval de Lakehurst, New Jersey, Estados Unidos. Enquanto descia, o veículo começou a pegar fogo. 97 pessoas se encontravam no dirigível, sendo 36 passageiros e 61 integrantes da equipe. 35 morreram (13 passageiros e 22 profissionais), além de um trabalhador que se preparava para receber a todos no solo.

A tragédia foi registrada em vídeo e fotos, mas especialmente em áudio, pelo radialista Herbert Morrison, da estação de rádio WLS, de Chicago. O locutor estava em New Jersey para gravar o momento e exibir no dia seguinte em sua emissora. O desespero está estampado em sua voz, mas mesmo assim, ele conseguiu levar em frente a cobertura, como se tudo estivesse sendo transmitido ao vivo.

A sentença “Oh, the humanity!” proferida por Herbert em meio a sua comoção acabou se tornando marcante. A frase foi reutilizada posteriormente de modo satírico em produções como Friends, The Simpsons, Wayne’s World e South Park, entre vários outros.

A investigação sobre a causa da explosão foi inconclusiva. Várias hipóteses foram levantadas, mas o que ficou de concreto da tragédia foi o fim das viagens com grande número de pessoas em veículos do tipo. Para o Rock, a imagem do ocorrido tornou-se referencial, ainda mais por estar diretamente ligada à estréia de uma das maiores bandas de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário