"Este Blog foi criado para os amantes de motos: Custom, Chopper, Touring e do bom Rock ......"

"Esta secção destina-se à publicação de contribuições de varios autores, sob a forma de artigos mais completos e reflexivos sobre determinados temas"

sexta-feira, 8 de março de 2013

Morre aos 65 anos Peter Banks, primeiro guitarrista do Yes

 

 

Morre aos 65 anos em sua em Londres um dos pioneiros do Rock Progressivo Peter Banks.

Mais conhecido por seu trabalho como o guitarrista original da banda de rock progressivo Yes, o músico foi pioneira no movimento de rock progressivo dos anos 70 que também gerou Genesis, Pink Floyd, ELP e Jethro Tull.

 

Banks no Yes


Em 1965, ele se juntou com o baixista Chris Squire em uma banda chamada The Syn, um conjunto de rock psicodélico que durou até 1967, lançando dois singles.

Após a sua dissolução, Squire e Banks montaram a Mabel Greer Toy, que se transformou em uma nova banda com a adição do cantor Jon Anderson, o baterista Bill Bruford eo tecladista Tony Kaye.

 

 

Foi Banks que sugeriu que o nome do novo grupo "Yes", e ele também desenhou o logotipo da banda. O grupo marcou um contrato de gravação com a Atlantic Records, lançando seu auto-intitulado álbum de estréia em 1969.

O álbum foi um amálgama ambicioso de estilos musicais que viriam a ser chamado de "rock progressivo", e, juntamente com alguns dos outros gêneros que desafiam bandas na cena Reino Unido na época, ele iria ajudar a lançar um movimento musical que se casou com rocha música com jazz, música clássica, folk, world music e praticamente qualquer outro tipo de música, desafiando a noção estabelecida de música rock como um mero exercício de três acordes em rebelião juvenil.

O grupo seguiu com "Time and a Word" em 1970, mas as tensões que se tornaria lendário já tinha começado a rastejar em Sim. Bancos estava em desacordo com a decisão de Jon Anderson usar uma orquestra em novas faixas, e depois de uma experiência de divisão ele foi convidado a deixar o grupo, tocando seu show Sim passada em Luton Faculdade de Tecnologia, em abril de 1970. Ele foi substituído por Steve Howe, e próximo passeio do grupo, 'Álbum do' Yes, 'disparou-los ao estrelato.

 


Banks passou a formar Flash, que durou três álbuns. Em 1973 lançou seu primeiro álbum solo, "Two Sides of Peter Banks", que contou com participações de Foco guitarrista Jan Akkerman, o baterista Phil Collins Genesis, King Crimson baixista / vocalista John Wetton eo guitarrista Genesis Steve Hackett. O álbum é considerado um clássico perdido do gênero rock progressivo.

Banks passou a ter uma longa carreira com vários atos, incluindo Império, Harmonia e Diversidade, Prog Coletiva, ANT-abelha e dias entre as estações.

Apesar de nunca ter alcançado o tipo de sucesso comercial apreciado por alguns de seus contemporâneos de rock progressivo, como o passar do tempo o guitarrista foi reconhecido mais e mais por seu papel pioneiro em trazer a música para a consciência pública, e em seus últimos anos, ele era frequentemente solicitado para executar em várias coleções de rock progressivo e compartilhar suas observações sobre o gênero e seu papel nele. No momento da sua morte, o guitarrista estava trabalhando em um álbum ao vivo do Flash arquivamento intitulado "Flash -. In Public '

"Eu amei trabalhar com Peter sobre os muitos registros I produziram ao longo dos anos", ex-membro Sim Billy Sherwood diz em uma declaração à imprensa. "Ele sempre entregue material surpreendente, criativo, inspira e sempre com aquele sabor Yes clássico original que veio com o seu jeito de tocar. Ele fará falta por mim e muitos, muitos outros fãs de sua música e de tocar. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário