As primeiras guitarras foram feitas na época da escravidão, quando os músicos negros, do Sul dos Estados Unidos, se viraram com o que tinham, explica Louther Matty Baratto, mestre da confecção das CIGAR BOX, criador da que foi usada pelo ex-Beatle.
“Um pedaço de pau, um arame, e o toco de uma garrafa de refrigerante bastavam para eles tocarem o Blues”, completa.
Primeiro instrumento de diversos músicos de folk, country e blues nos anos em que não tinham dinheiro para adquirir uma guitarra profissional, a Cigar Box desperta o interesse de colecionadores e consagrados desde o início dos anos 90.
Até então era um projeto caseiro, feito com cabos de vassoura e pratos de alumínio, do tipo usado para conservar a marmita.
Nos ultimos vinte anos, entretanto, saudosismo e o desejo de ter um instrumento com sonoridade distinta, que não possa ser replicada por um pedal ou software, formaram um nicho a ser preenchido pela CIGAR BOX.
Hoje o instrumento gaba-se até de um festival anual, na Pennsylvania, organizado para reunir leigos e especialistas.
Descoberta
Um amigo de Johnny Depp apareceu na loja de Baratto e comprou uma guitarra para o famoso ator.
Deep exerce uma consistente carreira paralela como músico, tocando em discos de artistas como Oasis e trilhas de filmes.
Empolgado, Deep encomendou mais guitarras e mandou uma para seus amigos, Patti Smith, Tom Waits, Keith Richard e Steve Tyler.
Presenteou também o seu amigo Paul McCartney.
Um dos clientes do procurado artesão é o guitarrista Billy Gibbons da famosa Banda ZZ Top
Essas obras de arte vão de U$ 700 (mais barata) até U$ 5.000.